Aniversário de São Paulo

UBS Vila Prudente celebrou a ocasião com orientações à população sobre cuidado com o meio-ambiente
 
 
sp1
 
Agente de Promoção Ambiental orienta usuários na sala de espera
 
 
A UBS Vila Prudente comemorou o aniversário de 466 anos de São Paulo com orientações sobre como cuidar da cidade, tendo como tema central a preservação do meio-ambiente. Utilizando um cartaz para expor as ideias principais, a equipe forneceu dicas práticas para a população.

Plantar uma árvore, não jogar bitucas de cigarro e lixo nas ruas e rios, e substituir o copo plástico por canecas reutilizáveis são algumas das atitudes que geram benefícios para todos. O descarte correto dos resíduos, considerando a separação de materiais orgânicos de recicláveis também esteve em pauta.
 
Segundo o Ministério do Meio-Ambiente, o lixo doméstico deve ser separado desta forma:

Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.

Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.

O que não vai para o lixo reciclável?

Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.


O que é reciclável?

É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais.
Por exemplo: Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.
 
 
 
sp2
 
Super quiz sobre a cidade de São Paulo
 
 
Além das orientações sobre reciclagem, a equipe realizou um jogo de perguntas e respostas para testar o conhecimento de adultos e crianças sobre a Cidade de São Paulo e o cuidado com o meio-ambiente.

A UBS Vila Prudente é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.