Melhor em Casa

SPDM/PAIS assume Programa em Fortaleza
 
 
for
 
Equipe SPDM/PAIS e Prefeitura de Fortaleza
 
 
A SPDM/PAIS assumiu, em janeiro, a administração de 16 Equipe Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMADs) e de 8 Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAPs) que compõem o Programa Melhor em Casa da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.

O evento de lançamento do Programa no município contou com a presença do Prefeito Roberto Cláudio e da Secretária de Saúde Joana Maciel, entre outras autoridades.

O Melhor em Casa é voltado para o atendimento domiciliar de pessoas com dificuldade temporária ou definitiva de comparecer a um serviço de saúde. O objetivo da atenção domiciliar é evitar hospitalizações desnecessárias, proporcionando o cuidado do paciente no conforto do seu lar e próximo a seus familiares.

As EMADs são compostas de Médico, Enfermeiro,  Técnicos de Enfermagem e Fisioterapeuta; enquanto as EMAPs contam com  Assistente Social,  Terapeuta Ocupacional,  Nutricionista e  Farmacêutico e, a depender do caso, Dentista e Fonoaudiólogo.

A atuação da SPDM teve início com a contratação dos profissionais – cerca de 150 pessoas – e seguirá com o gerenciamento da rotina do serviço, que abrange, entre outras atividades: o acompanhamento e a avaliação domiciliar do paciente submetido à ventilação mecânica não invasiva; instalação/manutenção de ventilação domiciliar não invasiva; oxigenoterapia; assistência domiciliar terapêutica multiprofissional em HIV/AIDS; assistência domiciliar por profissional de nível médio; curativo grau I ou II, com ou sem debridamento; manutenção e acompanhamento de paciente submetido à diálise peritoneal; sondagem gástrica; passagem de sonda nasoentérica; nutrição enteral em adulto e pediatria; nutrição enteral em pediatria; terapia de rehidratação.*
 
 
for1
 
Público presente no lançamento do Programa
 
 
Durante o evento de lançamento do Programa, a Diretora Regional da SPDM/PAIS em Fortaleza, Priscila Neves, agradeceu pela confiança e pontuou suas expectativas para essa nova parceria: "Quero dizer que estamos muito felizes por fazer parte desse momento tão importante para o município de Fortaleza. Com certeza esses 150 profissionais farão a diferença na vida das pessoas”.
 
O Prefeito Roberto Claudio fez questão de ressaltar a confiança na Instituição: “(A SPDM é) uma das OS mais famosas do Brasil, mais estruturadas, ligada a uma das maiores universidades do País, que é a Unifesp. Essa OS resolveu acreditar no Ceará, veio a Fortaleza, está entrando agora na cidade e passa a gerir essa nova política junto com o município.”

A SPDM/PAIS é responsável também por gerenciar, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, as Unidades de Atenção Primária Jangurussu e Régis Juca, as Policlínicas João Lopes Randal e Lusmar Veras Rodrigues e o Hospital Nossa Senhora da Conceição.


*Fonte: https://www.fortaleza.ce.gov.br/