Reabilitação e recomeços

NASF Jd Sinhá orienta grupo de usuários com dificuldades de locomoção
 
 
nasf
 
Reunião do Grupo Reab
 
 
O NASF da UBS Jardim Sinhá, em São Paulo, realiza semanalmente encontros com o grupo Reab, voltado para usuários com dificuldade de locomoção, seja por causas neurológicas ou limitações físicas específicas.

As atividades envolvem o estímulo da memória, cognição, equilíbrio, alongamento, fortalecimento de musculatura e coordenação motora.

Conduzido por Fisioterapeuta e Fonoaudióloga do NASF, o Reab tem como objetivo auxiliar os participantes a desenvolverem independência, autonomia e qualidade de vida.

“O que mais admiro nesse grupo é a força de vontade e os esforços que os pacientes fazem para comparecer toda semana. Apesar das limitações físicas, estão sempre lá de uma forma ou outra, seja vindo por seus próprios meios e dispositivos de marcha ou com a ajuda de familiares. Apesar de todas as dificuldades, eles sabem que lá será sempre um espaço onde podem falar sobre as dificuldades e êxitos. Além dos ganhos físicos, também é possível dar risadas, ter momentos de descontração, interação com outras pessoas e se apoiarem como grupo. A evolução é surpreendente. Adoro cada encontro”, declara  Priscila Berner, Fisioterapeuta.

O NASF Jardim Sinhá é um programa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciado em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.