Janeiro Roxo

UBS Fazenda da Juta I intensifica ações de prevenção da hanseníase
 
 
janroxo
 
Dia D – equipe à disposição da população para sanar dúvidas sobre hanseníase
 
 
No mês de janeiro, quando acontece o Janeiro Roxo, a UBS Fazenda da Juta I promoveu, junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), capacitações sobre hanseníase, a fim de atualizá-los para intensificar as orientações habitualmente feitas aos usuários durante as visitas domiciliares.
 
 
janro1
 
ACS orienta usuária durante visita domiciliar
 
 
Na ocasião das visitas, os profissionais alertaram sobre os sintomas que podem indicar a doença. Segundo o Ministério da Saúde, os sinais mais frequentes são:

·         Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas.

·         Áreas com diminuição dos pelos e do suor.

·         Dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.

·         Inchaço de mãos e pés.

·         Diminuição sensibilidade e/ou da força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.

·         Úlceras de pernas e pés.

·         Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

·         Febre, edemas e dor nas articulações.

·         Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz.

·         Ressecamento nos olhos.

Caso apresente algum desses sintomas, o usuário deverá comparecer à Unidade Básica de Saúde de referência para consulta e, caso confirmado o quadro, dar início ao tratamento gratuito oferecido pelo SUS.
 
 
janou
 
Unidade também promoveu orientações na sala de espera
 
 
Em complemento às ações do Janeiro Roxo, a UBS promoveu também o Dia D de prevenção à hanseníase. A ação consistiu em uma tenda montada no entorno da Unidade, com a presença de ACS, Enfermeira e Médico para busca ativa de pessoas com manchas na pele e sanar dúvidas da população.

A UBS Fazenda da Juta I é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde