Janeiro Branco

Saúde mental em pauta na UPA Zona Noroeste
 
 
saudemental
 
Profissionais da UPA Zona Noroeste assistem palestra sobre saúde mental
 
 
A UPA Zona Noroeste, em Santos (SP), realizou nos dias 21 e 22 de janeiro palestras  voltada ao tema Saúde Mental , em alusão ao  Janeiro Branco, campanha dedicada a colocar os temas da saúde mental em evidência, a fim de prevenir o adoecimento emocional da população*.

As palestras, conduzidas pelo Coordenador da Saúde Mental Paulo Roberto Muniz e por outros profissionais da área, contou com apresentação da RAPS do município de Santos e divulgada a existência dos Centros de Atenção Psicossocial.

Na ocasião, foi informado que os CAPS trabalham com equipes multiprofissionais voltadas para o atendimento de pessoas em transtorno mental, e que não é necessário encaminhamento para ser atendido pelo serviço. 
 
 
saudemental2
 
              Equipes atentas às orientações
 
 
Ao ser recebido em um CAPS, o usuário passa por avaliações para que a equipe desenvolva um Plano Terapêutico Singular ( PTS), que contará com atividades específicas conforme o quadro de saúde apresentado. As atividades podem conter consultas médicas e psicológicas e a participação periódica em grupos e oficinas temáticas.

Ações específicas desenvolvidas em Santos para pessoas com transtornos mentais também foram divulgadas, como surf, stand-up, artesanato, entre outras.

Informações sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) complementaram as informações passadas, e os profissionais puderam sanar suas dúvidas sobre o assunto.

“Tivemos a oportunidade de alinhar alguns fluxos de pacientes admitidos na UPA Zona Noroeste com queixas de sofrimento mental. Os casos leves faríamos contra- referência para o encaminhamento ambulatorial do CAPS; os casos graves, em que o paciente encontra-se em surto, colocando em risco a sua vida e a de terceiros este é devidamente encaminhado para a avaliação psiquiátrica no complexo Hospitalar da Zona Noroeste (Arthur Domingues Pinto)”, afirma Vanessa Vargas, Gerente da UPA Zona Noroeste.

A UPA Zona Noroeste é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Santos gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.

 

 

 

*fonte: http://janeirobranco.com.br/