Aleitamento Materno em Pauta

Hospital Irmã Dulce promove série de palestras e aulas


CHID Aleitamento 1
 
Fisioterapeuta Priscila Ranéa Santana orienta sobre como posicionar o bebê 
O Hospital e Maternidade Irmã Dulce, em Praia Grande (SP), foi palco de uma série de atrações sobre aleitamento materno – assunto em alta no mês de agosto, quando ocorre a Semana Mundial do Aleitamento Materno, cujo tema de 2019 foi Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro! 

CHID Aleitamento 2

Profissionais do Hospital e estagiários compuseram o público presente 

O aleitamento materno proporciona diversos benefícios para o bebê, reduzindo o risco do desenvolvimento de doenças como hipertensão, intolerância ao glúten, obesidade e diabetes na fase adulta. No caso da mãe, amamentar oferece proteção contra o câncer de mama e de ovário, dentre outras vantagens.

O evento realizado pelo Hospital teve como foco a importância da amamentação para os bebês internados na UTI neonatal. Uma equipe multidisciplinar composta de Neonatologistas, Fisioterapeuta, Nutricionista, Fonoaudióloga, Psicólogas, Enfermeira e Ginecologista foi responsável pelas palestras e aulas. 

CHID Aleitamento 3

Público assiste palestra da Neonatologista Marilene Kiskissian Martins 

As explanações contaram com orientações teóricas e demonstrações práticas para o público, composto de profissionais e estagiários. Entre os temas abordados, estiveram a relação da amamentação com o vínculo entre o recém-nascido e a mãe; e a importância de envolver a família toda – inclusive o pai, se este for presente - no processo do aleitamento. 

 CHID Aleitamento 4 

Parte da equipe responsável pelo evento sobre amamentação  

A importância do olhar humanizado e integral do profissional de saúde para com a paciente e seu filho, levando em conta o contexto social e familiar, também foi levantada na ocasião. “Depende da gente, entender aquela mãe e fazer ela confiar na gente”, pontuou a Neonatologista Marilene Kiskissian Martins

Dados de mortalidade infantil foram divulgados, reforçando a necessidade de as equipes atentarem-se aos protocolos de segurança do paciente. Além disso, foram passadas orientações técnicas sobre as posições em que o recém-nascido pode ficar na incubadora, e sobre vias alternativas para oferecer o leite materno mesmo na ausência temporária da mãe.

CHID Aleitamento 5-1 

Neonatologistas Daniela Gabbia e Marilene Kiskissian Martins incentivam mães com bebê na UTI Neonatal a compartilharem suas experiências  

Algumas das usuárias cujos filhos estavam internados na UTI Neonatal foram convidadas para compartilhar suas histórias, a fim de sensibilizar os profissionais presentes. “O Artur teve icterícia, foi para a Neo. Aí mamou na sonda-dedo* durante o tempo que passou na UTI, e agora está aprendendo a mamar de novo. Estou na luta para ele mamar no peito para sair daqui com ele na (prática da) amamentação certinha”, afirmou uma das mães presentes.  

CHID Aleitamento 6

Psicóloga Vanessa Bizzo Lobo fala sobre possibilidades de apoio às mães que precisam amamentar 

Uma atração à parte foi a apresentação musical de uma paródia feita por profissionais do Hospital. Acompanhada pelo som de violão ao vivo, a canção orientava sobre a forma de retirar o leite do peito para armazenamento e posterior amamentação do filho que estivesse na UTI Neonatal. 

CHID Aleitamento 7

Profissionais apresentam paródia sobre amamentação

Cerca de 100 pessoas participaram do evento promovido pelo Hospital Irmã Dulce, unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Praia Grande gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde 

CHID Aleitamento 8

Mais alguns dos integrantes da equipe do Hospital Irmã Dulce 

*técnica que permite a administração do leite materno do recém-nascido via sonda colocada no dedo e servida na boca do bebê