InovaSUS na UBS Cupecê

Equipe se reúne para reorganizar os fluxos e processos do serviço
 
 
inovasus
 
Equipe discute tema da vez
 
 
Os profissionais da UBS Cupecê implantaram, com o apoio da Diretoria de Sustentabilidade & Educação Permanente, Diretoria de Planejamento e Informação e Diretoria Técnica da SPDM/PAIS, da Supervisão Técnica de Saúde Vila Mariana/Jabaquara, e da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, o Projeto InovaSUS.

O objetivo é promover, de forma coletiva, reflexões sobre as rotinas do serviço de saúde, identificar problemas e desenvolver soluções que produzam melhorias para profissionais e usuários. O Projeto se dá por meio de reuniões semanais do Grupo de Trabalho, composto de integrantes de diferentes categorias profissionais e departamentos da UBS, valorizando e respeitando os pontos de vista de cada funcionário, independente de função ou hierarquia. 
 
 
inovasus2
 
 
Reflexões em conjunto visando à melhoria contínua do serviço
 
 
 “Por ter profissionais de vários níveis da UBS, o GT operou de forma horizontalizada minimizando as relações de poder entre departamentos e categorias profissionais, permitindo que todos pudessem contribuir com o trabalho, relatando que se sentiram acolhidos no espaço pelos colegas e pelos diversos níveis de gestão presentes”, observa Tatiana Anéas, Preceptora de Educação Permanente da SPDM/PAIS e uma das responsáveis por apoiar o desenvolvimento do InovaSUS na Unidade.

Em cada reunião, um tema (desenvolvido de acordo com o Manual de Apoio do Plano Diretor de UBS do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNICAMP) é colocado em pauta, ou, no caso dos mais complexos, o desenrolar exige mais do que um encontro. 
 
 
palavarsinova
 
 
Mapa de palavras construído pelo Grupo de Trabalho
 
 
Quanto à metodologia aplicada nas reuniões, variou conforme os temas abordados. Rodas de conversa, exposição dialogada, trabalho em grupo, exibição de vídeos e leitura de textos foram algumas das estratégias utilizadas. 
 
 
inova5
 
Gerente Marta Pimenta incentiva a participação dos profissionais no GT
 
 
Além dos encontros periódicos, o GT tem uma tarefa de dispersão a ser realizada ao longo da semana, que consiste em levantar dados e informações dos processos da unidade que serão utilizados como material para análise nos encontros posteriores e organização ou implantação de novos fluxos e processos.

Os encontros desenvolveram ações para: o fortalecimento dos atributos da Atenção Primária; ampliação do cardápio de ofertas de cuidado para a população, considerando a realidade do território; diminuição da procura da população por demanda espontânea e ampliação do cuidado programático; revisão do território da UBS, considerando o acesso e adscrição da clientela; ampliação do RH da unidade e fortalecimento do processo de Educação Permanente. Pretende-se que no final dos encontros a unidade tenha como produto um Plano Diretor que norteie a gestão dos processos.

 “Houve mudanças significativas do processo de trabalho e fluxos da unidade nos encontros, com tomadas de decisões importantes, mostrando o quanto o trabalho dentro de uma UBS é vivo e exige do coletivo um pensar e repensar cotidiano”, pontua Anéas. 
 
 
maisinova
 
Grupo de Trabalho reunido
 
 
A UBS Cupecê é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde