Simulação de Acidente Químico

UPA ZNO participa de ação para preparar a população
 
 
simulacaoupa
 
Equipe da UPA ZNO participa de simulação
 
 
A Unidade de Pronto Atendimento Zona Noroeste participou de uma simulação de acidente químico. Promovida pela Defesa Civil de Santos (SP), a iniciativa teve como objetivo preparar as equipes de emergência dos serviços de saúde da região e a população, para acidentes reais envolvendo o vazamento de amônia.

A simulação consistiu em uma batida entre um carro e um caminhão que transportava a substância química. A partir daí, os envolvidos recebiam orientações sobre como proceder – desde o motorista da carreta até os bombeiros, os profissionais de emergência e os moradores da área atingida que, em alguns casos, têm que desocupar as residências.

O papel da UPA ZNO foi receber duas vítimas intoxicadas por amônia, classificadas no local do acidente como verdes(menor gravidade), e atendidas na sala de emergência da Unidade pela Dra. Letícia Batista, Médica, pelas Enfermeiras Simone dos Santos e Alexandra Correia, e pelo Técnico de Enfermagem Henrique Figueiredo Neto.

Segundo a Gerente Vanessa Vargas, a simulação foi um momento de avaliar os processos de trabalho do serviço, possibilitando a identificação de possíveis falhas e a qualificação da equipe. “Avalio este simulado como sendo muito importante para a dinâmica da Unidade, e um ganho para a equipe”, declara.

A UPA Zona Zona Noroeste é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Santos gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde