Incentivo a Doação de Sangue

AMA H Tide Setúbal orienta usuários sobre importância da iniciativa
 
 
sangue
 
 Palestra a usuários na sala de espera
 
 

Com o objetivo de alertar os usuários a respeito da importância de doar sangue, a AMA Hospitalar Tide Setúbal abordou o tema por meio de palestras com os pacientes que aguardavam atendimento na sala de espera da unidade.

O objetivo foi incentivar e chamar a atenção para a atitude, que pode salvar até 4 vidas em uma única doação de sangue, além de homenagear aqueles que já são doadores. 


Foram esclarecidos alguns critérios para doação de sangue, segundo a Fundação Pró-Sangue (FPS), conforme abaixo:

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

- Pesar no mínimo 50kg;

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social);

-Quanto ao intervalo entre as doações, para as mulheres são 90 dias e para os homens, 60.


 
Além das palestras, foram distribuídos panfletos explicativos para complementar as orientações fornecidas e incentivar a população à doação.


"É muito importante a sensibilização dessa temática, tanto para novos doadores, como para aqueles que já doam manterem regularização no banco de sangue”, observa a assistente social Hellen de Almeida Barboza.


 
A AMA Hospitalar Tide Setúbal é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.