Juntos, somos mais!

Importância do trabalho em equipe foi tema central da II SIPAT do PSM Perus
 
 
PSM Perus 1
  
Membros da CIPA
  
 
Os profissionais do Pronto Socorro Municipal de Perus, em São Paulo, participaram da segunda edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e que teve como tema central Trabalho e Segurança em Equipe.

O tema foi reforçado com a frase de efeito “Juntos, somos mais!”, dando ênfase à importância de valorizar a união dos funcionários para garantir um clima agradável à própria equipe e, consequentemente, à população atendida, elevando a qualidade do serviço prestado.

A palestra A Importância do Trabalho em equipe, ministrada pela Enfermeira Docente Michele Bernardo, deu início à série de reflexões e orientações que compuseram o evento.
 
 
 
PSM Perus 2
  
Docente Michele Bernardo (à direita)
 
 
O segundo dia da SIPAT contou com a participação do Dr. Carreira Jorge Penillo, Especialista em desenvolvimento de talentos, que abordou formas práticas de como Combater o Estresse. O profissional enfatizou a importância de realizar atividades diárias de relaxamento que visem à qualidade de vida, como ouvir música, fazer ginástica laboral, meditar e orar, fazer – e receber massagem, dentre outras possibilidades. Para complementar as informações, foi realizada uma vivência motivacional que fazia relação entre os altos e baixos de uma montanha-russa com os momentos felizes e tristes da vida.
 
 
PSM Perus 3    PSM Perus 4
 
Dr. Carreira fornece dicas de relaxamento   /    Gerente Claudio Costa (à direita), com Dr. Carreira , Supervisora de Enf. Andra Celi  Carvalhaes  e membros da CIPA 
 
 
A atração seguinte foi conduzida pela Gestora Ambiental Melyna Spinola, que abordou o tema Copo descartável: Impactos e alternativas, a fim de promover o engajamento dos funcionários na campanha Adote seu copo. O intuito é reduzir a geração de resíduos ao diminuir – ou eliminar – o uso do copo descartável.  
 
PSM Perus 5
 
 
Registro após palestra que incentiva a campanha Adote seu Copo
 

Os acidentes domésticos também estiveram em pauta, e foram abordados pelo Técnico em Segurança do Trabalho Filipe Muniz Rodrigues, que alertou os participantes sobre riscos que nem sempre são percebidos no ambiente residencial, como o uso de vários aparelhos domésticos na mesma tomada, por meio de extensões e benjamins – o que pode sobrecarregar a tomada e provocar incêndios.

Outra prática perigosa é deixar o carregador na tomada mesmo quando não há celular conectado. O risco é gerar um grande aquecimento do equipamento e, consequentemente, pode pegar fogo.

Segundo o Técnico Filipe, entre os principais acidentes domésticos evitáveis, estão as queimaduras em crianças, ocasionadas pela queda de panelas do fogão. Para evitar episódios como esse, os cabos das panelas devem ficar voltados para do fogão, a fim de evitar esbarrões e que as crianças os puxem e tenham o conteúdo derramado sobre si.

Outra orientação passada na ocasião foi não reaproveitar embalagens de alimentos nem reutilizá-las para armazenar produtos de limpeza ou outros produtos potencialmente tóxicos.
 
PSM Perus 6-1   PSM Perus 6-2
 
Técnico Filipe alerta sobre riscos domésticos e Psicóloga Chrystiane de Oliveira ministra palestra sobre motivação
 
 
A palestra Coaching Motivacional, conduzida pela Especialista em Psicologia Organizacional, Chrystiane de Oliveira, encerrou a programação da II SIPAT do PSM Perus.

“A Semana da SIPAT foi ótima, pois conseguiu unir pessoas de vários setores, cada um compartilhou as experiências de vida com o outro, permitindo conhecer mais a equipe de trabalho. Quanto às palestras todas foram muito boas, destacando Combate ao estresse e Coaching Motivacional. Os palestrantes nos fizeram olhar para dentro de nós mesmos, aumentando nossa autoconfiança e proporcionando momentos para melhora da convivência”, observa Bruno Rossi, Auxiliar de Serviços Gerais.

 O PSM Perus é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.