Pit Stop da Saúde

EMAD Reunidas I promove manhã de informação e atividade física para usuários


EMAD Reunidas I 1
 
Usuários reproduzem exercícios básicos de pilates
 
Os cuidadores domiciliares (aqueles que são responsáveis por alguém da família cujo estado de saúde exija cuidados constantes) foram homenageados pelos profissionais da Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar Reunidas I, em São Paulo.

O evento começou com a explicação do nome do evento. Pit Stop da Saúde foi uma alusão às pausas que os pilotos de fórmula I precisam fazer para algum reparo ou manutenção, o que também é necessário na vida de uma pessoa que cuida de outra integralmente.
 
 
EMAD Reunidas I 2-2
 
Exercícios de Pilates  /  Exibição de vídeo sobre alimentação saudável
 
 
Para promover a integração e socialização, a explanação foi seguida de um café comunitário e de orientações e exibição de vídeo sobre alimentação saudável, a fim de evitar a obesidade e o surgimento ou agravo de outras doenças, como hipertensão e diabetes.

Então, os presentes foram convidados pela Fisioterapeuta Jordana Machado para a acompanharem em exercícios básicos de Pilates, incentivando-os à prática de atividades físicas.

Por fim, a Coordenadora Elaine Alves conduziu um momento de reflexão, até que a Auxiliar de Enfermagem Flávia Araújo, da EMAD Teotônio Vilela, entoou a canção “Dê o seu melhor”, do grupo “Raiz Coral”, emocionando os presentes. 
 
EMAD Reunidas I 3
 
Coordenadora Elaine Alves fala aos presentes
 
 
A Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar

O Programa Melhor em Casa, no Município de São Paulo, tem entre seus principais eixos atuar na "desospitalização". A Atenção Domiciliar (AD) constitui-se como modalidade de atenção à saúde, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas no domicilio, com garantia de continuidade do cuidado, integrada às Redes de Atenção à saúde. Está organizada em três modalidades definidas a partir da complexidade dos cuidados aos usuários:

AD1 – Destina-se aos usuários com menor frequência e menor necessidade de recursos de saúde, sendo acompanhados pelas equipes da UBS/ESF;

AD2 - Destina-se aos usuários com quadro clínico agudo ou crônico agudizado, que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior frequência de cuidados, recursos de saúde e acompanhamentos contínuos;

AD3 – Destina-se aos usuários com maior necessidade de maior frequência de cuidados, recursos de saúde, acompanhamento contínuo e uso de equipamentos.

A Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) realiza acompanhamentos dos usuários inseridos nas modalidades de atendimento domiciliar AD2 e AD3, com visitas semanais ou conforme Projeto Terapêutico Singular (PTS) e avaliação da necessidade pela equipe. 

Hoje no Território de Vila Prudente/Sapopemba são duas as equipes de EMAD da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciadas em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde:  EMAD Reunidas I e EMAD Teotônio Vilela.