Velhice ativa

PAI Perus promove atividade física para prevenção de quedas

PAI Perus Velhice-Ativa
 
Momento de atividade física após a palestra
 
O Programa Acompanhante de Idoso - PAI Perus, em São Paulo, realizou a palestra “Atividade Física na velhice para trabalhar o fortalecimento dos músculos e prevenir as quedas". A atividade foi realizada no Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) Perus, e foi conduzida pelo Educador Físico do CAPS Infantil Perus, Izaílson Rodrigo Almeida Souza. 

Na ocasião, o profissional falou sobre a importância de praticar atividade física regularmente, o que reduz o risco de hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e de cólon, depressão e quedas em geral. 

As orientações foram seguidas de uma sessão de ginástica, com direito a levantamento de pesos – estes confeccionados pelos próprios usuários, com garrafas pet e areia.
 
 
PAI Perus Velhice-Ativa2
 
Orientações sobre a importância da atividade física
 
Mais de 50 pessoas participaram do evento, cujo objetivo foi informar os usuários e promover a conscientização sobre a prevenção do surgimento e/ou agravo de doenças. A prevenção das quedas, por meio do fortalecimento muscular, também esteve em pauta, já que um considerável número de idosos morre por conta de ferimentos decorrentes desse tipo de evento.

O PAI Perus é um Programa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciado em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.