Dengue no Palco

UBS Reunidas II apresenta teatro para promover a conscientização

ReunidaIIDengue-1
 
Alunos assistem ao teatro encenado por profissionais da UBS Reunidas II
 
A UBS Reunidas II, em São Paulo, abordou o combate à dengue de forma lúdica e criativa. Por meio de encenação teatral voltada a alunos de uma Escola Municipal de Educação Infantil da região, a equipe orientou os pequenos (entre 4 e 5 anos) sobre os sintomas da doença, a forma de contágio e o combate aos criadouros.

Na Peça, uma família é visitada por um Agente Comunitário de Saúde, que esclarece as dúvidas e alerta, por exemplo, para a importância de não deixar água parada em nenhum recipiente. Para isso, os pratinhos das plantas devem ser preenchidos com areia; as garrafas devem ser armazenadas de cabeça para baixo; os ralos devem ficar tampados, e o quintal não pode ter resíduos, entre outras providências.
 
 
ReunidaIIDengue-2-1
 
 
                                    Cena sobre resíduos no quintal                                                                        Aluna preenche pratinho com areia para o combate do mosquito 
 
 
Ao longo da encenação, os alunos puderam interagir com os personagens, ajudando a indicar possíveis riscos de criadouro do Aedes aegypti e eliminando o mosquito da dengue – que também estava devidamente representado. 

Quanto aos sintomas, a equipe alertou sobre o surgimento de sinais, como:
 
ReunidaIIDengue-3
 
 
 
No caso da identificação de alguns desses sintomas, a orientação passada foi informar a professora, o pai ou mãe para a procura imediata da UBS e confirmação ou descarte do diagnóstico.

A UBS Reunidas II é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde