Teste do Pezinho em Praia Grande

Hospital Irmã Dulce promove capacitação sobre o tema
 
 
pezinho
 
Teste do Pezinho foi tema de capacitação no Hospital Irmã Dulce
 
 
O Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande (SP), promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, uma capacitação sobre o teste do pezinho. O exame é feito em recém-nascidos para a detecção precoce de doenças passíveis de tratamento, e que podem levar à deficiência intelectual ou causar prejuízos à qualidade de vida.

O teste do pezinho foi determinado pelo Ministério da Saúde como o Programa Nacional de Triagem Neonatal, a fim de prevenir o desenvolvimento de doenças em todos os bebês do território nacional, inclusive impactando na redução da mortalidade infantil.

O nome do exame é relacionado à forma como ele é feito: a coleta de sangue ocorre por meio de uma picada no pé do bebê – o que deve ser feito entre o 3º e 5º dia de vida para que seja ser possível interromper ou prevenir o desenvolvimento no caso de algum diagnóstico positivo.

A capacitação foi realizada por profissional da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que reforçou a importância do exame e abordou as técnicas atuais para a coleta, além de esclarecer dúvidas dos funcionários presentes.

O Hospital irmã Dulce é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Praia Grande gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.