Diálogo com a comunidade

CAPS IJ Sapopemba e PAVS reúnem moradores para propor revitalização de praça local
 
 
sapo1
 
 
Moradores e profissionais reunidos na Praça
 
 
A Praça Pergentino Vieira Lima, em frente ao CAPS Infanto-juvenil Sapopemba , foi palco de um encontro conduzido por profissionais da unidade e pela Gestora Ambiental Naysla Pimentel, do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da UBS Vila Renato.

O objetivo do encontro foi promover um diálogo com os moradores da região, usuários ou não do CAPS, sobre possíveis melhorias a serem feitas no espaço, para que a própria comunidade possa utilizá-lo como um local de integração social, lazer, esporte e convivência.

Na ocasião, os presentes foram convidados a registrar suas ideias em papel e a se comprometerem a serem corresponsáveis pelo cuidado com a Praça, a ser utilizada por eles e por seus familiares. 
 
 
sapo2
 
Parte do local a ser revitalizado pela população e serviço de saúde 
 
 
A pintura do local, o plantio de mudas e a realização de diálogos e ações de conscientização em conjunto com a escola municipal que divide espaço com a Praça, foram algumas das possibilidades levantadas. Foi sugerido ainda que todos baixassem o aplicativo 156, canal que permite fazer a solicitação de manutenção, melhorias e cuidados em espaços públicos.
 
 
sapo3
 
 
Entrega das ideias por escrito                                                            Morador fala aos presentes
 
 
A iniciativa deu resultado. Após 10 dias do encontro, a Praça estava sendo cuidada pela Prefeitura. O resultado reforça a importância da mobilização da população e a resolutividade do uso do aplicativo 156.

O CAPS IJ Sapopemba é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.