Saúde mental infanto-juvenil em pauta

III Encontro das Redes de Atenção Psicossocial de Pirituba e Perus
 
saudement
 
Público presente no Encontro
 
 
O III Encontro das Redes de Atenção Psicossocial de Pirituba e Perus: A saúde mental infanto-juvenil em debate aconteceu em maio e reuniu cerca de 130 profissionais de serviços de saúde da região.

A primeira atividade do evento foi uma conferência com Rodrigo Pinto Pacheco, Psicanalista do Campo Lacaniano de São Paulo, que falou aos presentes sobre os desafios e amplitudes das práticas profissionais no campo da saúde mental, ressaltando aspectos das relações com o usuário no sistema de saúde.
 
saudement1
 
Profissionais compartilham experiências
 
 
Em seguida, como exemplo da clínica ampliada, houve uma encenação teatral com profissionais e usuários do CAPS Infanto-juvenil Perus, durante a atividade “A Hora do Conto”. Um narrador conta a história e simultaneamente os personagens a interpretam. Existe um tema central que é respeitado, mas a ideia é que o narrador invente cenas ou situações adversas, exigindo a improvisação dos atores.

Outra atividade de clínica ampliada foi apresentada pelo CAPS Álcool e Drogas Pirituba Casa Azul, por meio de vídeo. A exibição continha cenas dos usuários participantes do grupo de Exploração Territorial, que consiste em visitas a espaços públicos de lazer e culturais para promoção da inclusão social, reconquista de autonomia e ampliação da visão de mundo.  
 
 
saudement3
 
 Profissionais participam de mesas temáticas
 
 
Além disso, o evento contou com explanações de diferentes projetos e o compartilhamento de experiências em acolhimento e atendimento em saúde mental de crianças e jovens, considerando os temas: Potenciais e impasses na promoção de saúde mental infantil; Parcerias e intersetorialidade; e O Programa Saúde na Escola.

O Encontro foi uma parceria entre a SPDM/PAIS, Coordenadoria Regional de Saúde Norte, Assessoria Técnica de Saúde Mental e Gestão Participativa da Supervisão Técnica de Saúde de Pirituba