Saúde Mental Infantojuvenil

CAPS IJ Perus promove Simpósio sobre o assunto
 
 
capsperus
 
Tatiana Pires, Fonoaudióloga, conduz palestra Estratégias de atendimento para a criança com TEA
 
 
Em abril, mês em que é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04), o CAPS Infantojuvenil Perus, promoveu o I Simpósio de Saúde Mental Infantojuvenil: Autismo e singularidades, em São Paulo. 
 
 
capaperu2
 
André Domicciano, educador e pesquisador do imaginário infantil compartilha experiência que vivencia em grupo terapêutico do CAPS IJ Perus  
 
 
O evento, realizado em parceria com as Supervisões Técnicas de Saúde Perus e Pirituba, com os NASFs Perus, Pirituba e Jaraguá, e com a Diretoria Regional de Educação Pirituba, contou com uma série de palestras e o compartilhamento de experiências de profissionais da área.

A importância do diagnóstico e da intervenção precoces, os desafios da escolarização, estratégias de atendimento para crianças com Transtorno do Espectro Autista, e a questão do autismo no SUS foram alguns dos temas abordados pelos oito especialistas convidados. 
 
 
capsperu3
 
 Público presente no evento 
 
 
A necessidade do brincar para o desenvolvimento motor, cognitivo e intelectual foi tema abordado em diferentes explanações. Os profissionais reforçaram a necessidade de interação entre a família e a criança autista, especialmente em tempos em que a tecnologia, a internet e as mídias sociais impactam significativamente a construção das relações.

“O objetivo do evento foi ampliar o olhar dos profissionais de Pirituba/Jaraguá/Anhanguera e Perus da rede intersetorial e trocar as experiências no atendimento dos portadores e familiares do transtorno do espectro do autismo. O evento proporcionou visualizar  as possibilidades de atuação na saúde, educação e assistência social para este público fortalecendo o trabalho de rede intersetorial”, observa Thamara Tozetto, Gerente do CAPS IJ Perus. 

O evento foi encerrado com a exibição de vídeos com depoimentos de mães cujos filhos são atendidos pelo CAPS IJ Perus, unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde