Alcoólicos Anônimos

Hospital Irmã Dulce orienta profissionais
 
 
chid alcoolicos
 
 
Hospital Irmã Dulce recebe palestra sobre Alcoólicos Anônimos
 
 
O Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande (SP), foi palco de uma palestra sobre o apoio oferecido pelos Alcoólicos Anônimos, grupo de homens e mulheres que atua a nível mundial ajudando-se mutuamente a permanecer sóbrios.

A ação foi conduzida por um dos integrantes do AA, que orientou sobre como ajudar uma pessoa que se encontra com dificuldades quanto ao controle da ingestão de bebidas alcoólicas, indicando o serviço oferecido pelo grupo de apoio.

Isso porque, sozinho, fica muito mais difícil vencer o problema, que prejudica famílias inteiras, seja emocionalmente, financeiramente e até fisicamente, já que a violência é característica presente na maioria dos casos, sem citar as mortes.

Segundo a Organização Pan-americana da Saúde, em todo o mundo, 3 milhões de mortes por ano resultam do uso nocivo do álcool, representando 5,3% de todas as mortes. Quanto à faixa etária, o álcool é responsável por aproximadamente 13,5% das mortes de pessoas entre de 20 a 39 anos – daí a importância de abordar o assunto com a população.

Durante a palestra, o responsável alertou para o fato de que não existem “ex-alcoólicos”, já que, uma vez que a pessoa tenha perdido a possibilidade de controlar a ingestão da bebida, não será mais possível beber controladamente. Portanto, o termo correto seria alcoólico sóbrio ou alcoólico em recuperação.

Além das orientações passadas, o público presente – formado por profissionais de diversas categorias que atuam no Hospital– pôde esclarecer dúvidas sobre o tema e sobre o funcionamento dos Alcoólicos Anônimos.

A iniciativa teve como intuito promover a conscientização sobre os riscos do uso do álcool e ampliar a divulgação do AA. Para saber mais, acesse: https://www.aa.org.br

O Hospital Irmã Dulce é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Praia Grande gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde