Saúde bucal em Casa

Equipe da UBS Reunidas II realiza visita domiciliar
 
Reunidas II Saúde Bucal 1
 
Equipe de Saúde Bucal realiza procedimento na residência do Sr. S.D.A.
 
As visitas domiciliares fazem parte da rotina da Estratégia Saúde da Família, da qual fazem parte as Equipes de Saúde Bucal. Ainda assim, vale ressaltar a importância desse processo de trabalho para os usuários que não podem se locomover até a UBS, por motivo de doença que impeça a mobilidade permanentemente ou de forma provisória.

Um exemplo é o caso do paciente S.D.A., de 66 Anos de idade, restrito por complicação de doenças crônicas e acompanhado pela equipe da estratégia de saúde da família em domicílio. Para não interromper seu tratamento dentário, a Cirurgiã Dentista Dra. Gisele Lopes da Silva Mantovani, a Auxiliar de Saúde Bucal Nathalye Campos e a Agente Comunitária de Saúde Idalina Aparecida do Nascimento compareceram à residência do usuário com todo o equipamento necessário para a realização do procedimento odontológico, previamente planejado pela equipe em visita domiciliar anterior. 

Foi realizada adequação do meio bucal, através de tratamento periodontal e procedimento de exodontia de dentes, eliminando focos de infecção, proporcionando a melhora do quadro de saúde bucal.  

O procedimento durou cerca de uma hora e meia, exigindo das funcionárias envolvidas o devido preparo, especialmente por estarem fora da Unidade de Saúde. Para garantir a higiene durante a iniciativa, todos os Equipamentos de Proteção Individual foram utilizados pela equipe, que atuou com agilidade e qualidade. 
 
Reunidas II Saúde Bucal 2
 
Materiais devidamente esterilizados para o procedimento em domicílio
 
 
O paciente registrou por escrito seu reconhecimento pelo “excelente trabalho dos profissionais da UBS, dando todo respaldo e assistência aos moradores da região da Vila Industrial”, bairro no qual a Unidade está inserida.

Importante ressaltar que, segundo a Cirurgiã Dentista Gisele, o procedimento foi realizado em domicilio por conta da dificuldade de locomoção do paciente, aliada ao baixo grau de complexidade do procedimento. Nos casos de grande complexidade, os pacientes são encaminhados para unidades hospitalares da rede de atenção a saúde do município de São Paulo.

A UBS Reunidas II, em São Paulo, é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciado em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.