I Mini-Congresso Saúde da Mulher na Atenção Primária

Unidades de Pirituba se reúnem para evento


Mini-congresso
 
Público presente no Mini-Congresso 
 
Iniciativa do NASF e das UBS Vila Maggi e Domingos Mantelli, em parceria com a Supervisão Técnica de Saúde de Pirituba e apoio da UBS Jardim Cidade e Vila Pirituba, o I Mini-Congresso da Saúde da Mulher na Atenção Primária Pirituba aconteceu no CEU Pêra Marmelo, parceiro do evento, e contou com uma série de palestras de interesse do público feminino.

Propositadamente, as palestrantes foram todas mulheres. A doutoranda em Ciências Sociais pela Unicamp, Natalia Negretti, foi a responsável pelo tema "Das andanças que são jornadas: conversa sobre mulheres, terrenos e feminismos", no qual falou sobre o ato de conceder à mulher o poder de participação social, garantindo que possam estar cientes sobre a luta e seus direitos, com total igualdade entre os gêneros.
 
Mini-congresso 2
 
Profissionais da SPDM/PAIS, da Coordenação Regional e da STS compõem mesa de abertura
 
As formas de acolhimento da mulher vítima de violência foi o tema levantado pela Assistente Social e Especialista em Saúde Mental pela FMUSP, Gabrielle Borges Costa, e quanto aos serviços de defesa e as redes de cuidado, foi assunto explanado pela Larissa Cristina Silveira de Andrade, Psicóloga e Especialista em Saúde da Mulher pela Unifesp.

A importância de conhecer o próprio corpo com todas as particularidades inerentes ao ser feminino foi reforçada pela Fisioterapeuta pela Unifesp e Residente em Saúde da Família e Comunidade, Juliana Kurihara Reis, pela Mariana Vieira de Melo, Fisioterapeuta pela UFSCAR e Especialista em Ortopedia e Trauma.

A Médica de Família e Comunidade Bruna Couto Novaes orientou sobre a importância de realizar o Papanicolau, exame que detecta precocemente o câncer de colo de útero, e forneceu dicas de tratamentos naturais para a candidíase (infecção por fungos na vagina), como banho de assento com vinagre de maçã.
 
Mini-congresso 3
 
Apresentação de dança
 
Cerca de 150 mulheres estiveram presentes no evento, cujo objetivo foi homenageá-las, levando conhecimento acadêmico para o enriquecimento da própria prática cotidiana da área da saúde, além de valorizar profissionais com especialização em saúde da mulher.

Apresentações artísticas de dança e coral complementaram as atrações do Mini-Congresso.