Combate à violência

UBS Vila Clara realiza palestra sobre violência contra a mulher
 
UBS Vila Clara Combate à Violência
 
Profissionais orientam usuárias durante palestra
 
No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher (08/03), a UBS Vila Clara homenageou as usuárias com uma programação especial. Para muni-las de informação, seja para a própria proteção ou de outras, foi realizada uma palestra sobre violência contra a mulher, abordando os tipos de violência existentes (física, psicológica, sexual...) e os órgãos que podem ser acionados para proteger as vítimas. O Ligue 180, por exemplo, é um canal específico de orientação e denúncia para a população feminina.

A exibição do curta-metragem “Acorda, Raimundo” também fez parte da programação, levando os presentes a refletirem sobre como as mulheres são tratadas e vistas pela sociedade. No filme é retratada a troca de papeis entre homem e mulher, demonstrando o quanto a público feminino é, em muitas situações, negligenciado e desvalorizado.
 
 
UBS Vila Clara Combate à Violência 2-3
 
Decoração especial para celebrar o mês da mulher  (foto à esquerda)  -  Público presente (Foto da direita)
 
 
A homenagem contou ainda com roda de conversa com a participação de profissionais da Estratégia Saúde da Família e do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS).

Avaliações odontológicas, coleta de Papanicolau, entrega de kits odontológicos com escova e pasta de dentes, distribuição de guia de serviços com endereços dos Centros de Referência da Mulher, bloco de anotações e caneta, e entrega de rosas ofertadas pelos alunos da graduação de enfermagem da Escola Paulista de Medicina complementaram a programação do evento.

A UBS Vila Clara é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciado em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.