SIPAT unidades Zona Leste

Profissionais de saúde participam de palestras sobre segurança, comunicação e saúde mental
 
 
sipat1
 
 Psicóloga Érica Varallo Caseiro ministra palestra sobre comunicação não-violenta
 
 
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) das unidades de saúde de Vila Prudente/São Lucas e Mooca/Brás/Pari/Belém contou com uma série de palestras, alcançando cerca de 470 profissionais durante os cinco dias do evento.

Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), as explanações abordaram os seguintes assuntos: Qualidade – sinônimo de sobrevivência; Motivação e Autoestima; Segurança como um estilo de vida; Subjetividade, trabalho e adoecimento; A força de uma comunicação eficaz para resolução de conflitos; Comunicação não violenta: aprimorando as relações; Liberte-se para uma consciência positiva; Quem conta um conto, aumenta um ponto. 
 
 
sipat2ok
 
Dança circular finaliza palestra sobre comunicação não-violenta
 
 
Reflexões sobre as mudanças que vivemos enquanto sociedade; conceitos sobre o profissional do futuro; as diferenças entre o que é essencial e o que é importante; os cinco aspectos da vida (saúde, emocional, profissional, relacional e espiritual); e a importância de comunicar-se sem julgamentos, focando em fatos e não em emoções, são exemplos dos conteúdos levantados durante as palestras.
 
 
tetrapo
 
Palestra “Quem conta um conto aumenta um ponto” contou com encenação teatral sobre os problemas causados pela comunicação feita de forma incorreta
 
 
A importância de investir em autoconhecimento, a fim de gerar comportamentos construtivos e, entre outros benefícios, evitar o adoecimento, também fez parte do conteúdo abordado, que contou ainda com a divulgação de ferramentas de programação neurolinguística. 
 
 
sipat03
 
 Gerente do SESMT, a Dra. Ana Carolina Montefusco agradece a presença de todos
 
 
Além disso, foi falado sobre inteligência emocional e gerenciamento das emoções, a fim de promover a autopreservação e a saúde mental e física. No caso da atividade “Quem conta um conto aumenta um ponto”, o tema central foi o cuidado com a comunicação a fim de evitar boatos e fofocas, que atrapalham o andamento do trabalho.  
 
 
sipat05
 
Público compareceu em peso
 
 
O sorteio de brindes – adquiridos voluntariamente pelos Cipeiros – complementou as atrações do evento. Quanto às palestras, também foram realizadas de forma voluntária, de maneira a não gerar custos à Instituição. 
 
 
brinde sip
 
Um dos brindes sorteados durante o evento
 
As unidades de saúde de Vila Prudente/São Lucas e Mooca/Brás/Pari/Belém participantes da SIPAT são serviços da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciadas em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.