Atuação do Serviço Social

Profissionais da AMA Hospitalar Tide Setúbal participam de palestra sobre o tema
 
 
amatidie1
 
Assistente Social Hellen orienta profissionais
 
 
A AMA Hospitalar Tide Setúbal, em São Paulo, promoveu aos integrantes do serviço uma capacitação sobre a função do Serviço Social da unidade, a fim de esclarecer dúvidas e reforçar os fluxos de atendimento.

Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem e profissionais Administrativos foram alcançados pela iniciativa, promovida pela Assistente Social Hellen Zanzarini, que exemplificou os tipos de situação nas quais deve ser acionada, como:

- Atendimentos, orientações e encaminhamentos colaborando com medidas de combate e prevenção de todos os tipos de violência, sejam eles: criança e adolescente, gênero, idoso, pacientes com transtorno mental e/ou dependência química;

-Articular junto à rede sócio assistencial pública buscando a integração dos recursos existentes que venha complementar ou implementar o trabalho desenvolvido já desenvolvido na unidade;

 -Orientar os usuários quanto aos serviços de atenção à saúde, disponibilizados pelo SUS, seja na Atenção Primária, Secundária ou Terciária, ressaltando a importância do tratamento e acompanhamento nas diferentes complexidades de atendimento.

A profissional explicou ainda sobre os encaminhamentos feitos pelo Serviço Social após o conhecimento de algum dos casos exemplificados, e ressaltou a importância da atuação da equipe toda para a identificação e resolução desses casos. 
 
 
toid2e
 
Parte da equipe presente na capacitação
 
 
“A apresentação proporcionou um novo olhar ao trabalho do Assistente Social na unidade, como uma visão mais ampla da nossa profissão e interação da equipe multiprofissional”, pontua Hellen.

Mais de 50 profissionais participaram da capacitação, que foi realizada em diferentes períodos, a fim de proporcionar a participação de todos.

A AMA Hospitalar Tide Setúbal é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde