Férias na UBS

Crianças participam de atividades lúdicas e educativas na UBS Teotônio Vilela

UBS Teotônio Férias 1
 
O plantio de sementes com inscrições fez sucesso entre os pequenos. Na mão da criança, uma “semente de carinho”

Os pequenos usuários da UBS Teotônio Vilela, em São Paulo, tiveram a oportunidade de passar um dia diferente no serviço. A equipe montou um circuito da saúde aliando informação e diversão, além de brincadeiras populares como amarelinha, além da disponibilização de cama elástica.

No circuito, orientações sobre higiene corporal e bucal foram abordadas com o auxílio de manequins feitos de papel e um chuveiro cenográfico. O papel das crianças era passar a esponja ou a escova de dentes nos lugares que estavam sujos e limpá-los.
 
UBS Teotônio Férias 22 cópia
 
Atividade sobre a hora do banho                                          Avaliação de peso e altura
 

Para alertar pais e filhos sobre os riscos da ingestão de açúcar em excesso, a equipe expôs alimentos bastante consumidos elas crianças (refrigerante e suco e achocolatado de caixinha) e ao lado as respectivas quantidades de açúcar. Além disso, os participantes foram convidados a montar, com recortes de revistas, dois pratos: um saudável e um não saudável, e as orientações de certo ou errado eram feitas em seguida. Degustação de sucos naturais e espetinhos de frutas complementaram a atividade.
 
 
UBS Teotônio Férias 3
 
Escolha do prato saudável x não saudável

O evento contou ainda com a verificação de peso e altura de crianças de 5 e 10 anos e com o plantio de sementes. Estas foram gravadas com as palavras paz, carinho, amor e respeito, simbolizando a responsabilidade que todos têm de plantar, com atitudes, um futuro melhor.

“Essa ideia foi (tida) graças a um conjunto de profissionais preocupados com a saúde dessa criançada. O que acontece na maioria das vezes? A criançada de férias vai fazer o quê? Fica no celular, fica na frente de uma TV, os pais estão trabalhando e não conseguem levar as crianças para passear...Então a gente resolveu proporcionar isso (o circuito da saúde)para eles”, pontua a Enfermeira Diene dos Santos.

A UBS Teotônio Vilela é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde
 
 
 
Confira mais fotos e vídeos sobre a ação em nossas redes sociais, cliqui e acesse!
 
 
Logo Instagram
 
Logo Facebook