Para orientar a comunidade

UBS Santo Elias promove plantões de dúvidas na comunidade
 
UBS Santos 1
 
A prevenção e o controle do câncer de mama foram tema de um dos encontros
 
 
Uma praça da Comunidade Santo Elias, em São Paulo, tem sido palco do Plantão da Saúde, iniciativa promovida pela Unidade Básica de Saúde de mesmo nome. São encontros quinzenais realizados por Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) que abordam com os moradores temas que surgem nas reuniões de equipe e que demonstram a necessidade da população local.

Exposição de imagens pertinentes ao assunto do dia e a distribuição de folhetos informativos chamam a atenção dos usuários que por ali passam e então param para receber as orientações.
 
 
UBS Santos 2
 
Exposição de informações na comunidade
 
Desde o início do Plantão da Saúde, a equipe já falou sobre Métodos Contraceptivos, Tuberculose, Hipertensão e Diabetes, Saúde do Homem, Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (AMPI), Dezembro Vermelho, Outubro Rosa e prevenção da Sífilis, com direito a teste rápido – ação reconhecida pela Supervisão Técnica de Saúde (STS) e Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) como sendo de grande relevância.

Uma mobilização a respeito do acúmulo de lixo na praça local, seguida de ação conjunta com a SUVIS com direito a exposição de animais sinantrópicos (aqueles que se adaptaram a viver com o homem a despeito da vontade deste, como mosquitos, baratas, carrapatos, moscas, pulgas, ratos, etc) também faz parte das atividades de destaque realizadas pela UBS Santo Elias na Comunidade.

A repercussão do Plantão tem sido positiva, proporcionando a criação e o fortalecimento de vínculo entre a UBS e os moradores da região, resultado que, inclusive, tem sido notado – e elogiado – pelo Conselho Gestor da Unidade – ponto para a equipe – e para a população!

A UBS Santo Elias é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.
 
 
UBS Santos 3 
 
Realização de AMPI