Divas da saúde

UBS Reunidas II promove empoderamento feminino por meio de orientações sobre violência contra a mulher


ReunidasII Divas da Saúde
 
Usuárias recebem orientações
 
 
As usuárias da UBS Reunidas II, em São Paulo, foram convidadas pela Unidade para receberem orientações sobre a  violência contra a mulher, com informações sobre seus direitos e sobre a Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra o público feminino.

Uma importante mudança na Lei ocorreu em 2012, quando foi estabelecido que qualquer pessoa pode denunciar formalmente uma situação de violência contra a mulher, e não apenas a vítima. Além disso, é necessário ressaltar que existem diversas formas de agressão além da física, sendo elas: psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Os serviços de saúde são exemplo de espaços em que a mulher pode encontrar acolhimento sigiloso caso precise de ajuda, através dos Núcleos de Prevenção à Violência, que auxiliam a usuária encaminhando-a para os órgãos de proteção responsáveis.

Saúde em dia

A prevenção e o controle do câncer de mama também estiveram em pauta durante as explanações, uma vez que é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A detecção precoce aumenta a possibilidade de tratamentos mais brandos e taxas de sucesso significativas, por isso é importante que a mulher observe atentamente o próprio corpo em busca de sinais como:

- Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher

- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

- Alterações no bico do peito (mamilo)

- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço

- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

No caso de identificar algum desses sintomas, deve-se procurar um Médico para confirmação ou descarte do diagnóstico.

A UBS Reunidas II é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciado em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.