Contra o câncer de mama

AMA H Tide Setúbal alerta usuárias sobre prevenção e controle da doença
Tide Setúbal câncer de mama
 
Profissionais posam em defesa do combate ao câncer de mama


A AMA Hospitalar Tide Setúbal, em São Paulo, promoveu orientações para as usuárias do serviço no que diz respeito à prevenção e ao controle do câncer de mama. A importância de abordar o assunto se dá pelo fato de que se trata da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Por isso é importante ficar atenta a possíveis sinais que o corpo demonstra, a fim de diagnosticar a doença ainda na fase inicial. Caso apresente algum dos sintomas abaixo, procure seu Médico.

• Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher
• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
• Alterações no bico do peito (mamilo)
• Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
• Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos*

O assunto foi levantado por meio de cartazes informativos expostos na AMA, e os profissionais usaram laços cor de rosa durante um período determinado, demonstrando que apoiam a campanha contra o câncer de mama. Além disso, em data específica as equipes foram convidadas a usarem uma peça de roupa também cor-de-rosa, a fim de chamar a atenção de homens e mulheres atendidos pelo serviço.

A AMA Hospitalar Tide Setúbal é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.

*Fonte: www.inca.gov.br