Qualidade no Atendimento e humanização

AMA H Tide Setúbal promove capacitação para reflexão e melhoria do serviço

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Profissionais participam do treinamento sobre humanização
 
 
Os profissionais da AMA Hospitalar Tide Setúbal tiveram a oportunidade de participar de um treinamento sobre qualidade no atendimento e humanização, promovido pela própria unidade. Conduzido pela Assistente Social Hellen de Almeida e pela Gerente Rosana Lopes, a capacitação abordou os valores e eixos que norteiam a Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de capacitar as equipes para oferecerem um atendimento de qualidade e humanizado.

Segundo Hellen, a atividade proposta sensibilizou os participantes e ressaltou a importância do diálogo entre os profissionais, assim como ampliou o nível de conhecimento sobre o assunto, contribuindo para as melhorias dos serviços oferecidos.

A Gerente Rosana alertou sobre a alta demanda de trabalho característica da área da saúde, o que expõe os funcionários a riscos ambientais e esgotamento físico e mental. “Tivemos o objetivo também de proporcionar esse momento para busca de equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional, mostrando a eles a nossa compreensão e constante busca para um melhor ambiente de trabalho”, declarou. Além da mudança de postura dos profissionais, o treinamento despertou a importância do papel de cada um dentro da equipe e a valorização do papel do profissional.

O objetivo foi fazer com que cada participante compreendesse a importância de sua atuação no que diz respeito à qualidade no atendimento à população. “O treinamento proporciona um novo olhar e faz com que cada profissional compreenda que o bom atendimento em saúde é parte das responsabilidades de todos os que pertencem à unidade, cada qual com a sua responsabilidade”, afirma a assistente social Hellen.

É muito importante promover esse treinamento e observar com que surpresa as pessoas se percebem em suas posturas e atitudes e, a partir daí, se motivam a mudar, aprimorar-se e se tornar um profissional melhor e mais humanizado. Esse novo olhar se reflete diretamente nos serviços prestados, atingindo o objetivo do treinamento: qualidade no atendimento e a humanização no atendimento ao usuário do SUS.

No final da iniciativa os presentes foram homenageados com uma retrospectiva com fotos dos eventos e momentos de confraternização da AMA.

Para que um número maior de funcionários participasse do evento, as apresentações aconteceram durante dois dias nos turnos diurnos e noturnos, alcançando mais de 40 pessoas, entre Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem e profissionais administrativos.

A AMA Hospitalar Tide Setúbal é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.

Texto de Hellen de Almeida Barboza Zanzarini, Assistente Social