Palestra informativa no PSM Perus

Unidade alerta profissionais e usuárias sobre prevenção do câncer de mama


PSM Perus câncer de mama
 
Profissional recebe folheto informativo e rosa de lembrança


O Pronto Socorro Municipal de Perus, em São Paulo, promoveu uma palestra sobre a importância de observar o próprio corpo a fim de identificar sinais que possam indicar câncer de mama, o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença pode ser notada através dos seguintes sinais:
• Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher
• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
• Alterações no bico do peito (mamilo)
• Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
• Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos
Caso apresente algum desses sintomas, procure seu Médico para um diagnóstico assertivo e, se confirmado o câncer, início ao tratamento.
 
PSM Perus câncer de mama v2
 
Cartaz informativo exposto na unidade
 

Além da palestra, o PSM Perus, por meio da CIPA e do Grupo de Humanização, elaborou e expôs cartazes informativos para alcançar aquelas que não assistiram à explanação. A distribuição de folhetos educativos sobre o autoexame, junto com uma rosa, complementou a iniciativa de combate ao câncer de mama.
O PSM Perus é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.