Contra o tabaco

Exposição na UBS Belenzinho alerta sobre prejuízos do cigarro
 
 
As mais de 4.700 substâncias presentes no cigarro podem provocar mais de 50 tipos de doenças como bronquite crônica, enfisema pulmonar, derrames e infarto, além de aumentar o risco do surgimento de câncer e diminuir a expectativa de vida. Segundo estudo publicado pelo British Medical Journal, cada cigarro consumido subtrai 11 minutos da vida do fumante.

Daí a importância de levantar o assunto com a população – o que as equipes da Unidade Básica de Saúde Belenzinho edoPrograma Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) fizeram por meio de uma exposição na própria UBS, apresentando os vários tipos de produtos voltados para o fumo e seus malefícios para a saúde e ao meio ambiente, a exemplo do cachimbo, do charuto e do cigarro.

O Narguile também foi exposto, produto que, preocupantemente, caiu nas graças do público jovem brasileiro. Isso porque, segundo A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o INCA (Instituto Nacional do Câncer), 20 a 60 minutos inalando a fumaça do narguilé equivale a fumar cerca de 100 cigarros.

Para incentivar o abandono do cigarro, a equipe divulgou ainda o “kit fissura”, com sugestões de alimentos saudáveis que ajudam a substituir a vontade de fumar. Entre os itens sugeridos estavam cenoura cortada para petisco, cristais de gengibre, uva passa, canela em pau e casca de limão e de laranja.
 
 
kitf
 
 
Exposição do kit fissura e dos tipos produtos
 
 
No entanto, é importante aliar as orientações passadas ao tratamento acompanhado por um profissional da saúde – o que é oferecido gratuitamente pelo SUS.

Confira a seguir alguns dos benefícios de largar o tabaco e, para aderir ao tratamento, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

- Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal
- Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue
- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza
- Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor
- Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida
- Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora
- Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade
- Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram*


A UBS Belenzinho é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.

*Fonte: http://www2.inca.gov.br/