Plantando vida

PAVS promove oficina de terrário para falar sobre suicídio
 
 
pavs
 
 APA Natália Felipe Dias ensina usuária a montar um terrário
 
 
A prevenção do suicídio foi tema do encontro do grupo Ciranda do Saber, composto de idosas e conduzido pela Psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Kelly Silva, que contou com a participação do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da UBS Jardim Seckler para uma oficina de terrário (mini jardim de suculentas em potes de vidro).

O objetivo foi aliar o cuidado com a terra e com as plantas ao cuidado e preservação da própria vida, além da socialização e integração entre os participantes – isso porque os índices de suicídio entre idosos têm aumentado, e um dos fatores é o isolamento social.

Segundo dados de 2017 do Ministério da Saúde, na faixa etária acima de 70anos, foram registradas médias de 8,9 mortes por 100 mil pessoas nos últimos seis anos, sendo a média nacional de 5,5 por 100 mil. 

Durante a oficina, a Psicóloga e a Agente de Promoção Ambiental (APA) abordaram questões ligadas à importância da interação social, de estar próximo e disponível ao outro, e de cultivar amizades e mantê-las.
 
terra
 
 Plantio dos terrários e o material finalizado
 
 
O PAVS da UBS Jardim Seckler é um Programa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciado em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde