Arte, Saúde e Sustentabilidade

PAVS marca presença em Mostra de Grafitti da Favela Azul
 
 
grafitti
 
 
Criança acompanha pintura de grafitti durante a Mostra
 
 
O Coletivo de artistas Nós por Nós foi o responsável pela organização da I Mostra de Grafitti da Favela Azul, localizada na região do Jabaquara, zona sul de São Paulo. Além da produção de pinturas e desenhos em muros da região – tudo devidamente autorizado pelos órgãos e/ou proprietários responsáveis – a promoção da saúde e o cuidado com o meio-ambiente também estiveram em pauta no evento, por meio de parceria com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da UBS Americanópolis, e da participação da Cooperativa de materiais recicláveis Sempre Verde.

O objetivo foi aliar o poder de expressão da arte à informação em saúde, orientando a população sobre o descarte correto de resíduos e o combate à proliferação de animais sinantrópicos (mosquitos, baratas, carrapatos, moscas, pulgas, ratos, etc). 
 
As crianças moradoras da região participaram em peso da ação.  Um pula-pula foi disponibilizado e a condição para entrar na brincadeira era recolher os materiais recicláveis que encontrassem pelas ruas do entorno, a fim de incentivar os pequenos a, desde já, desenvolverem a conscientização e o senso de corresponsabilidade pelos resíduos descartados pela comunidade.
 
grafitti23
 
 
Pula-pula para a diversão dos pequenos                         Realização de grafitti com público presente 
 
 
Além disso, o interesse pela arte foi despertado por meio das pinturas e do contato com os artistas que representavam o Coletivo Nós por Nós. “Tio, quero te fazer uma pergunta: de onde vem sua inspiração?”, foi uma das perguntas  feitas, por uma criança de 11 anos.

A UBS Americanópolis é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde