Centro de Valorização da Vida

Ama H Tide Setúbal recebe CVV para roda de conversa sobre prevenção ao suicídio
 
 
cvv
 
Profissionais da AMA com Dionísio Silva, do CVV
 
 
A AMA Hospitalar Tide Setúbal, em São Paulo, recebeu um representante do Centro de Valorização da Vida (CVV), o Sr. Diotino Perez da Silva, para uma palestra para usuários e profissionais sobre suicídio, situação que em muitos casos pode ser prevenida.

Para isso, uma das orientações é ficar atento a alguns sinais que uma pessoa que pensa em tirar a própria vida emite. Segundo o Ministério da Saúde, são eles:

- O aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas;
- Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança;
- Expressão de ideias ou de intenções suicidas;
- Isolamento.


Além das orientações de prevenção, foram passadas informações sobre o serviço oferecido pelo CVV, que realiza apoio emocional e preventivo, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (188), e-mail e chat 24 horas todos os dias
 
 
cvv2
 
 Orientações sobre o CVV
 
 
“A discussão do tema suicídio é uma das formas mais eficientes de se promover a prevenção, pois esta só é possível quando a população, os profissionais da saúde, os jornalistas e governantes têm informações suficientes para conduzir as medidas adequadas”, pontua Hellen Zanzarini, Assistente Social da AMA Hospitalar Tide Setúbal.

A utilização, pelos profissionais, de fitas amarelas, símbolo da campanha contra o suicídio, complementou a ação em prol da vida, que contou ainda com a entrega de panfletos informativos aos usuários.

A AMA Hospitalar Tide Setúbal é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde