CIPA SPDM/PAIS

SPDM/PAIS implanta Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

I CIPA SPDM/PAIS Toda a SPDM/PAIS comemora a recente implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes(CIPA) no setor administrativo, um desejo antigo da Superintendência conquistado com o esforço conjunto do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT e da Diretoria Administrativa, com a importante participação da equipe de Tecnologia da Informação, responsável pela criação do sistema de votação online.

Para a escolha dos integrantes, foram dois dias de eleições via sistema, quando todos os profissionais puderam escolher e apoiar seu candidato favorito. No total, foram eleitos quatro titulares e quatro suplentes, que terão como responsabilidade, entre outras coisas, promover e divulgar entre os colegas o zelo pela observância das normas de segurança do trabalho.  Os Cipeiros têm como  atribuições:

- Identificar riscos que os funcionários possam correr;

- Elaborar ações preventivas baseadas nos riscos identificados;

- Definir medidas de prevenção;

- Elaborar campanhas voltadas para a prevenção.

O objetivo da Comissão é ouvir e dar voz aos funcionários da SPDM/PAIS no que diz respeito a propostas de melhorias no ambiente de trabalho, oferecendo soluções práticas para realizá-las, visando à preservação da saúde e integridade física dos profissionais.

Segundo Henrique Faleck, responsável técnico pelo Departamento de Engenharia e Segurança no Trabalho, a CIPA tem papel fundamental na busca pela melhoria das condições de trabalho, na segurança e principalmente na redução de acidentes. “A expectativa é que seja uma grande parceria com o SESMT, contribuindo para a conscientização do trabalho seguro, para a redução de acidentes e para multiplicação da política de segurança da SPDM/PAIS”, completa.