Amor líquido

Aleitamento materno é tema de evento realizado pela UBS Sta Catarina
 
 
aleit
 
 Mamãe Manuela de Jesus recebe diploma por ter aderido à amamentação exclusiva com o pequeno Guilherme
 
 
A importância da amamentação exclusiva com leite materno até os seis meses de vida do bebê, conduta recomendada pela Organização Mundial da Saúde, foi o tema do encontro Amamentação: a Base da Vida, realizado pela Unidade Básica de Saúde Vila Santa Catarina.

Além de palestra para as mães e gestantes sobre os benefícios do aleitamento materno ministrada pela Ginecologista Ana Claudia Souza, as técnicas de amamentação também estiveram em pauta por meio de explanações da Fonoaudióloga Ilza Maria Machado que reforçou que a melhor técnica para amamentar é aquela em que mãe e bebe se sintam confortáveis.

Quanto aos benefícios, no caso das genitoras, o ato de amamentar ajuda a reduzir o risco de diabetes e câncer de mama e de ovário, entre outras vantagens. Para os pequenos, o leite materno, por ser rico em anticorpos, funciona como uma vacina prevenindo o surgimento de diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, diminui o risco do surgimento de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. 
 
 
alit2
 
 Crianças participantes do teatro e do musical
 
 
Por fim, a Cirurgiã Dentista Bruna Marques informou a influência do aleitamento materno no desenvolvimento da dentição e da musculatura. Segundo o Ministério da Saúde, sugar o peito ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.

O evento contou ainda com uma atração cultural – as crianças do Grupo de Linguagem da UBS encenaram a peça “A equipe de Estratégia Saúde da Família e o musical – Receita Milenar”, reforçando o tema central do encontro que foi organizado pela equipe Amarela.

Como reconhecimento da dedicação das mães que seguiram à risca a amamentação exclusiva até o sexto mês, a Unidade distribuiu diplomas personalizados e porta-retratos com foto, além de um porta lanches recheado de bolinhos e bombons com tema de personagens que as crianças adoram fornecidos voluntariamente pela Gerente Andréa Machado. 
 
 
alit31
 
Porta-retratos em homenagens às lactantes
 
 
A UBS Santa Catarina é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde