Coleta Seletiva na UBS Moinho Velho

Unidade recicla mais da metade dos resíduos gerados
 
 
A Unidade Básica de Saúde Moinho Velho conta a coleta seletiva desde junho de 2017, e foi uma implantação realizada por meio de parceria entre a Comissão de Sustentabilidade e a LOGA (Logística Ambiental de São Paulo), para a coleta dos resíduos semanalmente e o encaminhamento para a Central de Triagem, responsável pela reciclagem dos materiais.

A iniciativa teve início com a implantação de recipientes específicos nas salas da UBS, a fim de proporcionar a separação adequada dos resíduos orgânicos dos recicláveis. Inicialmente o volume de materiais encaminhados para a reciclagem ficava abaixo de mil litros. Após a realização de capacitações promovidas pela SPDM/PAIS e a abordagem do tema nas reuniões de equipes, os resultados alcançados foram mudados ainda em 2017, conforme demonstrado nos gráficos.
 
 
moinhoi
 
Início da coleta seletiva(Resíduos quantificados por litros)
 
 
moinh2
 
Geração de resíduos no 3° trimestre de 2017
 
 
Em 2018, ações de educação permanente sobre o tema em questão impulsionaram a quantidade de resíduos recicláveis encaminhados para a central de triagem já no primeiro trimestre do ano e, no início do terceiro, no mês de julho, o número de resíduos recicláveis separados já ultrapassava onze mil litros – mais da metade de todo o resíduo gerado pela Unidade. 
 
 
moinho3
 
 
Geração de resíduos no 1° trimestre de 2018
 
 
moinho4
 
 
Geração de resíduos no 3° trimestre de 2018
 
 
Dando continuidade ao trabalho de sensibilização e conscientização, em agosto foi realizada uma roda de conversa com os profissionais da UBS para discutir a importância da coleta seletiva, tendo com pontos de reflexão as perguntas: “Por que devo reciclar?”, “Como a poluição plástica tem afetado a saúde e meio ambiente?”, e “O que podemos fazer para melhorar tudo isso?”.
 
Segundo os envolvidos, o programa de coleta seletiva se consolidou na UBS MOINHO VELHO graças ao empenho da comissão de sustentabilidade e das ações desenvolvidas pela educação permanente e sustentabilidade da SPDM/PAIS, voltadas ao tema coleta seletiva, resíduo, meio ambiente e etc. As ações envolveram as equipes de saúde da unidade, promovendo uma reflexão sobre o tema com o intuito de sensibiliza-los sobre as questões ambientais envolvidas no processo de trabalho.
 
 
moiiunho5
 
 Capacitação coleta seletiva - Qual o meu papel?

A UB Moinho Velho é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde