Último dia Congresso Sudeste MFC 2018

Último dia Congresso Sudeste MFC 2018
Evento terminou em 13 de outubro
 
WhatsApp Image 2018-10-13 at 09.52.47
 
Médico de Famíia e Comunidade Aadre Silva fala sobre espiritualidade
 
 
A vasta programação do I Congresso de Medicina de Família e Comunidade Sudeste 2018 ocorreu entre os dias 11 e 13/10, totalizando em cerca de 150 atrações simultâneas e um público composto de Médicos, Enfermeiros e outros profissionais de saúde. Por meio de rodas de conversa, oficinas, palestras e compartilhamento de casos, foram abordados diversos temas relacionados ao vasto campo da Atenção Primária, como visita domiciliar, cuidados paliativos, processo de envelhecimento, saúde mental, mindfulness, violência contra a mulher e até a importância de considerar e respeitar a espiritualidade do paciente no contexto do cuidado.

Essa última contou com a participação do Médico de Família e Comunidade Eno Filho, que apresentou dados de pesquisas sobre a relação da espiritualidade e religiosidade com a saúde e incentivou os colegas de profissão a abrirem-se para o tema, seja para estudo e pesquisa, seja para reflexão e benefício da prática da Medicina de Família e Comunidade. A segunda parte da palestra foi ministrada por Andre Silva, Médico de Família e Comunidade e ordenado monge budista Yakusan, que falou sobre a importância de entender o paciente e construir seu ponto de vista a partir da pessoa, e ainda deixou aos presentes a provocação de olharem para si mesmos antes de tudo e de serem sensíveis à realidade do outro, citando a frase de Carl Jung:  “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”
 
A SPDM/PAIS esteve presente em todos os dias do Congresso com um estande personalizado e equipe disponível para fornecer informações sobre a Instituição e divulgar as vagas disponíveis Uma atração à parte foi o totem fotográfico que permitiu aos participantes do Congresso levarem uma lembrança do evento e da SPDM para casa.

A Instituição agradece a participação de todos e deseja que o Congresso MFC Sudeste 2018 tenha sido o primeiro de muitos. Confira nas redes sociais do evento outras atividades que ocorreram (Instagram @sudestemfc2018 e facebook.com/SudesteMFC2018).

Siga-nos nas redes sociais (Instagram @spdmpais e facebook.com/spdmpais1) para saber mais sobre a Instituição e conheça as vagas disponíveis para Médicos
.