Para orientar a comunidade

Agentes Comunitários de Saúde passam por capacitação sobre vacina
 
 
vacina 1
 
 
www.freepik.com/Designed by Peoplecreations
 
 
Por se tratar de uma das maneiras mais eficazes de prevenir doenças, a vacinação deve ser levada a sério e os calendários vacinais seguidos à risca. Existem quatro deles, voltados para públicos específicos: criançaadolescenteadulto e idoso e população indígena.

Além de ser um benefício individual, a imunização beneficia a população como um todo, já que evita a disseminação de doenças, sejam novas ou já erradicadas.

Para que os Agentes Comunitários de Saúde abordem corretamente os usuários durante as visitas domiciliares, incentivando e orientando a adesão ao calendário vacinal, a Unidade Básica de Saúde Reunidas II promoveu um treinamento sobre o assunto.

Esclarecimento de dúvidas sobre a carteira de vacinação e a divulgação dos imunobiológicos disponíveis no SUS foram alguns dos tópicos levantados pela Enfermeira Ellen Uchoa. As doenças preveníveis através da vacina também foram citadas, como Poliomelite, Sarampo, Caxumba, Rubéola e Febre Amarela, dentre outras.

Sobre a iniciativa, a Agente Comunitária de Saúde Sheila Balciunas afirma: "Evento esclarecedor e educativo para todos. Faremos uma busca ativa para ajudar as famílias a prevenirem-se".

Durante o treinamento, os participantes receberam uma cartilha informativa, e que você também pode ter acesso clicando aqui.

A UBS reunidas II é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde