Todos contra as hepatites virais

Usuários da AMA Hospitalar Waldomiro de Paula participam de palestra
 
 
hepa
 
 
Informação em saúde na sala de espera
 
 
Os pacientes que aguardavam por atendimento na Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Hospitalar Dr. Waldomiro de Paula, em São Paulo, foram alcançados por informações em saúde promovidas pela unidade.

O tema da palestra foi o combate e a prevenção das hepatites virais, doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde causou 1,34 milhão de mortes só em 2015, número semelhante às mortes causadas por tuberculose e HIV.

Trata-se de uma inflamação no fígado que pode ser transmitida através das seguintes situações:

  • Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);
  • Transmissão sanguínea: se praticou sexo desprotegido ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D);
  • Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).
Se você já passou por alguma delas, é importante procurar a Unidade Básica de Saúde .

Quanto à prevenção da doença, é necessário evitar o contato com sangue infectado, não compartilhar objetos cortantes e perfurantes, nem instrumentos usados para a preparação de drogas injetáveis, e usar preservativo em todas as relações sexuais.

Cerca de 60 pessoas foram alcançadas pelas informações divulgadas pela AMA Hospitalar, unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.