Design Thinking no SUS

UBS Jd. Lourdes utiliza método para qualificar a assistência
 
 
lurd
 

Profissionais utilizando design thinking para promover melhoria do serviço
 
 
Na parede foram inseridas imagens citando serviços relacionados à assistência (papanicolau, medicação, acolhimento, curativo, laboratório, programa de auto monitoramento glicêmico e vacina) e os participantes deveriam escolher quatro destes temas para serem o foco de discussão do encontro. 
 
Definidos os tópicos a serem abordados, foi a vez de os profissionais escreverem os problemas relacionados aos assuntos em questão. O passo seguinte foi organizar os participantes em grupos, cada um responsável por um dos assuntos para que elaborassem estratégias para sanar as questões levantadas na etapa anterior, estabelecendo prazos, responsáveis, metas e objetivos. 
 
profs
 
 
Funcionários escolhem os temas a serem trabalhados

Design Thinking foi a ferramenta utilizada na ocasião. Trata-se de um método voltado para a resolução de problemas em conjunto e por meio do pensamento criativo, a fim gerar soluções inovadoras e focadas na experiência do público – os usuários do SUS, no caso da UBS. 

“A participação de cada membro da equipe na solução de problemas incentiva a reflexão por parte dos colaboradores, levando-os a encontrar, com maior facilidade, os caminhos para corrigi-los e em se aprimorar profissionalmente através de um intercâmbio intelectual. O envolvimento das pessoas só acontece quando há uma interação entre as pessoas, para que possam surgir as discussões, as tentativas, os ensinamentos e as soluções dos problemas”, afirma Katia Lima dos Santos, Gerente da UBS Jardim Lourdes.

Para norteá-los durante essa fase da atividade, foram fornecidos materiais de apoio, como protocolos, diretrizes, legislações e manuais.

Por fim, as propostas foram apresentadas a todos os presentes, que firmaram o compromisso de, a partir de então, seguir as estratégias traçadas em conjunto visando à qualificação do atendimento ofertado à população.

O encontro contou ainda com uma homenagem aos profissionais da Enfermagem com direito a decoração temática, lanche oferecido pelos Enfermeiros e Gerente e a entrega de caricaturas em miniatura dos funcionários, mimo oferecido pela Gerente.
 
lur
 
 
Detalhes da decoração 
 
 
A UBS Jardim Lourdes é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.