Motivação e trabalho em equipe

Atividade lúdica no RHC Mooca incentiva trabalho em conjunto

RHC Mooca 1
 
Profissionais durante confecção de boneco
 
 
Com o intuito de promover a união dos profissionais e incentivar o trabalho em equipe, o Hospital Dia Rede Hora Certa Mooca realizou a atividade lúdica “construção de um boneco”. Tendo como público-alvo os Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Instrumentadores que atuam no Centro Cirúrgico e na Central de Materiais e Esterilização (CME) da unidade, o jogo consistia em fazer com que os integrantes dos grupos interagissem uns com os outros para chegar ao objetivo final.  

Em um primeiro momento, os participantes foram organizados em grupos e orientados a confeccionar determinadas partes do corpo de um boneco, como o pé direito, o braço esquerdo e assim por diante – tudo seguindo medidas específicas informadas pelo Supervisor de Enfermagem Fernando Gonçalves, facilitador da atividade.

Na segunda etapa os grupos deveriam unir as partes do boneco entre si para formar a figura final. Para isso, foi necessária a negociação e o diálogo entre os participantes. Do contrário, os integrantes não conseguiriam chegar ao objetivo comum, que era apresentar o boneco completo, inclusive com acessórios como chapeu e relógio.
 
 
RHC Mooca 2
 
Boneco pronto
 
 
Cada etapa teve o tempo de execução pré-determinado, exigindo dos profissionais a habilidade de trabalhar sob pressão.

Ao final da atividade, com o boneco devidamente pronto, os presentes foram convidados a refletir e apontar situações ocorridas durante o jogo que se assemelhassem com as vivenciadas em sua rotina de trabalho. A avaliação da relação do resultado do jogo com os resultados profissionais obtidos pela equipe no dia a dia também foi realizada na ocasião.

A reflexão e a discussão geradas pelo jogo sensibilizaram os participantes sobre importância do trabalho em equipe do fato de que o paciente deve sempre estar no centro do cuidado: “É por ele que estamos aqui, às vezes trabalhando de forma segregada, porém com o mesmo objetivo”, declara a Enfermeira Valéria Leite do Carmo.

“Promover atividades que permitam refletir a prática profissional é um ganho para alcançarmos as metas e objetivos dentro do serviço. Estas pausas para discutir alguns temas de forma lúdica têm melhorado o engajamento da equipe e é o momento ‘ouro’ para alinhar os processos de trabalho de forma significativa”, conclui o Supervisor Fernando.