Prevenção de Acidentes de Trabalho

Profissionais da AMA Hospitalar Tide Setúbal passam por capacitação
 
 
trab
 
 Capacitação sobre prevenção de acidentes de trabalho
 
 
Pensando na segurança dos funcionários da AMA, a equipe teve a iniciativa de promover uma programação especial a fim de alertá-los sobre os riscos enfrentados no dia a dia e as maneiras e atitudes adequadas de preveni-los. Segundo a enfermeira Ana Lucia “O intuito foi sensibilizá-los sobre a necessidade da prevenção e a importância de comunicar imediatamente a chefia quando ocorrerem acidentes de trabalho e/ou de trajeto”.

As informações foram passadas por meio de palestras realizadas pela Assistente Social da unidade, Hellen de Almeida Barboza, pela Enfermeira Ana Lucia Esteves e pelo Técnico em Segurança do Trabalho João Martins Neto. Foi um momento muito rico, pois os participantes puderam trocar informações e tirar dúvidas técnicas.

Para que um número maior de funcionários participasse do evento, as apresentações aconteceram durante dois dias e nos turnos diurnos e noturnos. Um total de 41 pessoas, entre Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e profissionais administrativos receberam as orientações e puderam obter conhecimento e esclarecimento a respeito de cuidados que devem ser tomados no dia a dia.
 
 
prev
 
Momentos da capacitação
 
 
O Técnico João chamou a atenção para os diferentes tipos de riscos existentes e as formas de preveni-los, como os riscos biológicos, que são representados por bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários e vírus, e cuja prevenção depende do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os profissionais ainda foram orientados quanto às providências a serem tomadas em casos de acidentes dentro da unidade, de trajeto e biológicos. 

Para encerrar o momento de discussão, a Assistente Social Hellen declarou: “Na corrente da segurança, o elo mais importante é você”, reforçando a responsabilidade que está nas mãos de cada integrante da equipe quando o assunto é prevenção de acidentes de trabalho. 

A AMA hospitalar Tide Setúbal é uma unidade da Secretaria Municipal de saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.

Texto de Hellen de Almeida Barboza Zanzarini, Assistente Social