Voz ativa da população

UBS Reunidas II incentiva participação da comunidade no Conselho Gestor
 
 
reunidasii
 
Gerente Thiago Vianna fala em um dos encontros na comunidade
 
 
O objetivo do Conselho Gestor é fazer com que a comunidade participe ativamente das melhorias necessárias nos serviços de saúde da respectiva região. O grupo é composto de profissionais de saúde, do gestor da unidade e de usuários.

Por meio de reuniões periódicas, cabe aos integrantes acompanhar, avaliar e fiscalizar o serviço oferecido pelos equipamentos de saúde do SUS. Além disso, o Conselho deve propor e aprovar medidas de aperfeiçoamento, organização e melhorias de acordo com a necessidade local.

Para promover a conscientização dos usuários da UBS Reunidas II quanto à importância de sua participação nas decisões e iniciativas do serviço, foram realizados encontros em diferentes espaços da região. Durante as reuniões, além de apresentar o Gerente, recém-chegado, a equipe se apresentou e ressaltou a importância do papel que cada profissional da Estratégia Saúde da Família exerce, especialmente os Agentes Comunitários de Saúde.

Eles são a principal ligação entre a comunidade e a UBS, sendo responsáveis pelas visitas domiciliares, ocasiões em que coletam dados que possibilitam enxergar a realidade de saúde local. Se nas áreas por eles assistidas predomina determinada doença crônica; se têm surgido muitos casos de dengue; ou ainda se o sedentarismo é característica comum daquela região, são algumas das informações levadas à UBS pelos Agentes.

 O passo seguinte consiste em discutir as situações levantadas com a equipe e com o Conselho Gestor, investigar os motivos que levaram ao cenário em questão e implantar medidas para transformá-lo.

A apresentação de dados epidemiológicos dos últimos cinco meses também fez parte dos assuntos abordados nas reuniões, a fim de levar ao conhecimento dos usuários as principais necessidades em saúde de sua área, e convidá-los a serem participantes ativos por meio da participação no Conselho Gestor.
 
 
reunidas2ig
 
 Igreja da região foi um dos espaços cedidos para abordar os moradores
 
 
“Os assuntos abordados e discutidos nestas reuniões são de extrema importância para a comunidade entender e  tomar conhecimento do que acontece na Unidade Básica de Saúde, conhecendo a equipe, suas principais atividades e o funcionamento geral. Em contrapartida, também é importante para a gestão que a comunidade ajude com sugestões para que o serviço fique ainda melhor”, observa Thiago Vidal Vianna, gerente da UBS Reunidas II.

No total foram sete encontros realizados pelos profissionais da UBS Reunidas II em espaços cedidos pela comunidade, alcançando cerca de 300 pessoas. Espera-se que após essa ação, seja despertado nos cidadãos o senso de corresponsabilização quanto às melhorias não somente do serviço ofertado pela Unidade Básica, mas de todo o Sistema Único de Saúde.

Para saber mais sobre o Conselho Gestor, procure a UBS mais próxima de sua casa e seja você também o responsável por um SUS cada vez melhor.

A UBS reunidas II é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.