Agora é a vez dos pais

Idosos do PAI Perus participam de Dia da Beleza
 
 
idoso
 
 Sr. Miraldo Souza Pedreira renova o visual  
 
 
Não somente as mulheres se preocupam com a apresentação pessoal e a autoestima, os homens também prezam pelo autocuidado com a aparência. Para alcançar os pais atendidos pelo Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Perus, a equipe realizou, no mês de agosto, um dia voltado especialmente para eles.

Por meio da participação da Sociedade Amigos do Distrito de Perus (SADIPE), os idosos tiveram acesso gratuito aos serviços de podologia, manicure, corte de cabelo e de barbearia. A ação ocorreu no CECCO Perus e contou com a participação de ao menos quarenta idosos.

Os benefícios gerados por iniciativas como essa são diversos, como relata a Enfermeira Tatiana Kano: “Vejo na prática a melhora com relação à autoestima, independência e autonomia refletindo na saúde como um todo”, declara.

“Um problema muito sério que temos é a não adesão medicamentosa. Com esses eventos percebemos maior percepção sobre questão do autocuidado e aceitação das propostas e orientações feitas a eles”, observa Renata Barros, Gerente do PAI Perus. 
 
 
idoso2
 
 Sr. José Lindo durante cuidado com as unhas
 
 
A própria socialização e a possibilidade de fazer amigos é outro ponto positivo alcançado em ações como essa, que ajudam a combater o isolamento e o surgimento ou agravamento da depressão. O Sr. José Lindo, de 81 anos, fez questão de comparecer ao evento mesmo portando uma sonda urinária. O motivo para tanto esforço, segundo ele, é o atendimento oferecido pela equipe: “Eles são gentis, se fossem estúpidos eu não vinha”, afirmou.

Ainda sobre a atuação dos profissionais, em especial as visitas dos Acompanhantes, Robson Friske, filho do Sr. Arnold Friske e da Sra. Maria Aparecida Friske, idosos atendidos pelo PAI, declara: “Para eles é como se tivesse uma visita de um conhecido, que vai entrar, falar algo diferente, que vai melhorar o humor”.
 
Após receberem os cuidados oferecidos pelo Dia da Beleza, os presentes participaram de um sorteio de um perfume e de quatro cachecóis – doações feitas pela comunidade local - e receberam um kit lanche com direito a sanduíche, suco e fruta. 

Por fim, foram distribuídas como lembrança da data canetas em miniaturas de camisas artesanais feita com E.V.A. , para parabeniza-los pelo mês dos pais. 
 
 
idoso03
 
 Sr. José Dionísio dos Santos com lembrança recebida na ocasião
 
 
O PAI Perus é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde