Qualificação do atendimento

UBS Reunidas II participa de capacitação sobre fluxo de atendimento em saúde bucal

Reunida I 1
 
Profissionais atentos à explicação da Dra. Gisele Mantovani
 
 
O cuidado em saúde bucal faz parte da Estratégia Saúde da Família e ocorre por meio de uma equipe composta de Dentista, e Técnico e Auxiliar em Saúde Bucal. Além das consultas e procedimentos realizados, a equipe promove ações que ultrapassam os muros da Unidade Básica de Saúde.

Ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal na comunidade e em escolas da região de abrangência da UBS também fazem parte da atuação dos profissionais especializados.

Para divulgar essas e outras informações, como os horários de atendimento, e alinhar o fluxo do serviço, Auxiliares de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde da UBS Reunidas II participaram de uma capacitação promovida pelas Dentistas Gisele Mantovani e Viviane Lima.

Para o usuário ser atendido pela equipe de saúde bucal, é necessário passar pelos grupos de triagem odontológica, realizados mensalmente. Se tiver dor, o paciente entrará por demanda espontânea no acolhimento, que funciona durante o horário expediente, das 07h00 às 18h00.

Alguns dos tipos de tratamentos realizados na Unidade são: limpeza, restauração, extração, escovação, aplicação de flúor, retirada de pontos cirúrgicos, e encaminhamentos para especialidades nos ambulatórios de referência da região.

A iniciativa teve como intuito organizar e qualificar o serviço prestado à população.

A Unidade Básica de Saúde Reunidas II é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde