Técnica de lavagem de Ouvido

SPDM/PAIS promove treinamento técnico para Médicos da assistência

Técnica de lavagem 1
 
 
Dr. Daniel (à esquerda) e Dr. Felipe (à direita)
 
 
Muitas pessoas não sabem, mas uma leve tontura/desequilíbrio, sensação de ouvido entupido, estalidos e a diminuição da acuidade auditiva, pode representar um excesso de cerume na orelha. O cerume é popularmente conhecido como “cera de ouvido” e é uma condição normal do nosso corpo que é produzido, principalmente, para nos proteger contra Otites, inflamações.

Quando a pessoa passa a ter excesso de cera no ouvido os sintomas acima aparecem, e a forma mais eficaz de prevenir uma inflamação e suas consequências, é a lavagem de ouvido. Tal procedimento é simples e leva poucos minutos e pode
provocar apenas um pequeno incômodo ao injetar a água no ouvido para remover o cerume.
 
Técnica de lavagem 2
 
Dr. Felipe demonstrando a técnica
 
 
A elaboração desse treinamento foi pensada para que os Médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde administradas pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina/Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS), pudessem aprimorar cada vez mais a sua técnica no procedimento de lavagem de ouvido auricular.

O treinamento ocorreu com a apresentação de Vídeo referente à técnica e em seguida as orientações e posterior tiragem de dúvidas realizadas pelo Dr. Daniel Almeida, Coordenador da Educação Médica da Diretoria de Educação Permanente e Dr. Felipe Costa Neiva, Chefe de Plantão de Otorrinolaringologista do Pronto Socorro do Hospital São Paulo. A capacitação ainda contou com uma atividade prática.

O conhecimento adquirido será compartilhado pelos participantes com os demais colegas de profissão nas respectivas Unidades de Saúde, a fim de multiplicar as informações e apoiar a redução de encaminhamentos de casos para especialistas, como Otorrinolaringologistas.