Violência contra o Idoso

AMA Hospitalar Tide Setubal conscientiza usuários sobre tema

 
Foto Capa
 

Profissionais com idosos assistidos após palestra

Durante todo mês de Junho, os profissionais utilizaram um laço na cor violeta e distribuíram fôlderes em homenagem a campanha Junho Violeta, criada com o objetivo de conscientizar e diminuir a violência contra a pessoa idosa.

Além da campanha, o evento na AMA foi realizado em prol do dia 15 de junho que marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data na qual foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa.

O evento teve como principal objetivo chamar a atenção e conscientizar todos, para a importância do enfrentamento aos casos de violência contra os idosos.

A violência é um ato único ou repetido ou omissão que lhe cause dano ou aflição e que se produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança, podendo ser elas: Psicológica, Sexual, Física, Econômica / Financeira, Abandono, Negligência e Autonegligência.

 As campanhas de conscientização são de extrema importância, pois a violência contra o idoso é muito complicada de identificar e dificilmente as vítimas realizam as denúncias, vindo sempre mais de terceiros. Portanto, é preciso que o idoso compreenda os tipos de violência na qual podem ser submetidos, visto que 90% das agressões estão no ambiente familiar, segundo dados estatísticos de violência contra idoso”, declara Hellen de Almeida Barboza Zanzarini, Assistente Social na AMA Hospitalar Tide Setubal.

A Assistente Social Liliane da Silva e Psicóloga Edilaine de Siqueira do serviço NIC (Núcleo de Convivência para Idosos) Santo Antônio, foram convidadas a participar do evento e realizaram palestra para divulgar o serviço aos idosos que estavam presentes na unidade. O NIC é um serviço de proteção social, convivência e fortalecimento de vínculos aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social e oferece atividades socioeducativas planejadas baseadas nas necessidades, interesses e motivações dos idosos, conduzindo na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.

A gestora da AMA Hospitalar Tide Setubal, Sra. Rosana Lopes, referiu que “o evento foi maravilhoso e o resultado muito positivo, tendo em vista a receptividade dos idosos e interação com os palestrantes”.

Texto por Hellen de Almeida Barboza Zanzarini

Assistente Social

Botão Suport