Coleta Seletiva no CAPS Pirituba/Jaraguá

Usuários e profissionais da unidade adotam procedimento

Coleta Seletiva CAPS Pirituba-Perus 1
 
Orientações sobre o uso das novas lixeiras da copa
 
É comum ouvirmos notícias preocupantes sobre o aumento da geração de resíduos a cada dia.  Segundo Minstério do meio ambiente, cada brasileiro gera em média 1 kg de resíduos por dia*, tornando-se um problema ambiental mundial, uma vez que já não temos mais espaço para depositar tanto “lixo”.

A SPDM/PAIS tem feito a sua parte para mudar esse cenário. No CAPS Adulto II Pirituba Jaraguá foi implantada a coleta seletiva, a fim de dar o destino adequado aos resíduos gerados na unidade, especialmente na copa/cozinha do serviço.

A iniciativa se deu por meio de parceria com a Instituição e a LOGA (Logística Ambiental de São Paulo). Além da disponibilização de lixeiras específicas para os itens recicláveis e para os comuns, foram realizadas capacitações voltadas para os usuários do serviço.

 
 
Coleta Seletiva CAPS Pirituba-Perus 2
 
Lixeiras para o descarte de resíduos de forma adequada (recicláveis X comuns) 
 
 
O tema foi abordado de forma lúdica e dinâmica, facilitando a compreensão e promovendo a inclusão dos pacientes no processo de reciclagem. Na ocasião foram realizados o jogo dos resíduos e a caça ao lixo. O primeiro consiste em descartar os resíduos no local adequado, sendo comum na lixeira de saco preto e recicláveis lixeiras de saco azul. Os “resíduos” foram impressos e recortados para representar o lixo que é gerado no estabelecimento de saúde, como por exemplo, embalagens de sucos, embalagens plásticas, copos descartáveis, resto de alimento entre outros. Os materiais foram distribuídos e os participantes devem analisar e descartar nas lixeiras correspondentes, e o segundo leva os participantes a campo para identificarem e recolherem na área externa da unidade os resíduos a serem destinados à reciclagem ou não.

Incluir os usuários do CAPS no processo de coleta seletiva é extremamente gratificante e importante, já que a maioria dos resíduos recicláveis gerados no estabelecimento de saúde é proveniente da refeição que é ofertada aos pacientes. As refeições chegam ao CAPS em diversas embalagens plásticas que tinham seu encaminhamento ao aterro sanitário por falta da segregação adequada. Atualmente os usuários separam as embalagens e encaminham para coleta seletiva, porque compreenderam a importância deste ato.
 
Coleta Seletiva CAPS Pirituba-Perus 3
 
Usuários participam de jogo dos resíduos 
 
 
O CAPS Adulto II Pirituba/Jaraguá é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.

REFERENCIAS

*AMBIENTE, Ministério do Meio. Cada brasileiro gera 1 kg de lixo por dia. 2017. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/editoria/meio-ambiente/2013/08/semana-nacional-do-meio-ambiente-2013>. Acesso em: 23 dez. 2017.