Copa Junina da Saúde

RHC Mooca entra no clima do mundial para abordar usuários
 
 
RHC Mooca Copa Junina da Saúde 1
 
Usuários participam do quiz
 
 
O Hospital Dia Rede Hora Certa Mooca decorou a unidade com bandeiras juninas nas cores verde e amarela para chamar a atenção dos usuários e abordar temas relacionados à promoção da saúde.

A estratégia utilizada foi a montagem de uma estação de trabalho temática na sala de espera e a realização de um quiz de perguntas e respostas sobre o descarte de resíduos, inclusive de medicamentos. O hábito comum de jogar o frasco ou remédios vencidos na pia ou vaso sanitário não é o correto, pois o tratamento de esgoto  não é apto para eliminar as substâncias presentes nesse tipo de produto.

Esse descarte deve ser feito nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde ou em farmácias da rede privada, que são responsáveis por fazer o encaminhamento correto.

Informações sobre a prevenção da gripe H1N1, também conhecida como Influenza e que pode ser fatal, também fizeram parte dos temas abordados na ocasião.

Para se proteger da doença, é necessário lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levá-las ao rosto e, principalmente, à boca. Evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas; não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; e ter à disposição um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas são algumas das orientações a serem seguidas.
 
 
RHC Mooca Copa Junina da Saúde 2
 
Estação de trabalho montada para orientar os usuários
 
 
Há ainda a vacinação, capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus reduzindo o risco de formas graves da doença.

“Estas ações são muito efetivas, pois neste momento de descontração conseguimos tirar as dúvidas dos usuários, sensibilizar e encoraja-los a receber a imunização, pois muitas pessoas acreditam que a vacina faz com que ela fique gripada. Isso não é verdade. Pelo contrário, ela previne infecções e pode salvar muitas vidas”, observa Fernando Gonçalves, Supervisor de Enfermagem.

Por a atividade ocorrer em junho, os profissionais abordaram ainda informações sobre o Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos (24/06).

Cerca de 70 pessoas foram alcançadas pela iniciativa promovida pela RHC Mooca, unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde