Saúde Mental no território

Equipes NASF de Vila Mariana/Jabaquara se reúnem em prol da luta antimanicomial

NASF Mariana-Jabaquara 2
 
Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial do território reunidos no CEU Caminho do Mar
 
 
O CEU Caminho do Mar foi palco do encontro "Vozes Ressonantes - uma reflexão sobre o Dia da Luta Antimanicomial", organizado pelas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família da região.

A programação do evento contou com uma oficina cuja abordagem teve como base o movimento conhecido como "Ouvidores de Vozes".  Durante a atividade, os presentes são convidados a participar de vivências que os ajudam a perceber o mundo sob a perspectiva de uma pessoa com esquizofrenia, transtorno que tem como um dos sintomas ouvir vozes.

A atividade seguinte contou com a apresentação das formas de cuidado em saúde mental nos dias de hoje, quando os pacientes podem contar com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outros serviços que oferecem o tratamento em liberdade, diferente do modelo de reclusão utilizado anos atrás em hospitais psiquiátricos.

Por fim, foi realizada uma discussão para promover reflexões a respeito do cuidado de crianças e adolescentes com transtornos mentais. A importância do cuidado multiprofissional e o papel da psiquiatria também estiveram em pauta durante o evento, que contou com a participação de cerca de 70 Agentes Comunitários de Saúde e profissionais da Rede de Atenção Psicossocial da Vila Mariana/Jabaquara.

“Foi uma atividade que, sem dúvida, trará bons frutos para melhoria e ampliação do cuidado em Saúde Mental para o território”, observa Jane Santos, Coordenadora de Serviços de Saúde NASF.
 
O encontro foi realizado em maio, quando é comemorada a Luta Antimanicomial (18/05), marco importantíssimo para a mudança de paradigma no cuidado para as pessoas com transtornos mentais e seus familiares. O movimento defende a reforma psiquiátrica, repudiando a exclusão e a violência e valorizando a inclusão  e o tratamento centrado na pessoa, sua história e suas possibilidades de viver e conviver socialmente